Terroir que amamos! – Itália, Piemonte e Langhe

Mamma mia, chegamos na Itália! E já que estamos por aqui, começaremos pelo noroeste da Itália, No Piemonte e mais especificamente em Langhe.

Langhe fica no coração da produção dos melhores vinhos do norte da Itália. A sua combinação de clima, cepa e solo é poderosa como em alguns dos grandes terroirs do mundo, com sua longevidade e equilíbrio. É uma região de morros íngremes e estreitos de orientação sul, com combinação de solos que não existe em nenhum outro lugar. Os morros da região de Langhe possuem uma pedra calcária totalmente diferente de outros locais do norte da Itália. Possuem arenito no meio e argila predomina nos vales. Os morros calcários, meio de morros com arenito e vales argilosos correspondem às 3 principais cepas cultivadas nessa região, o Nebbiolo, a Barbera e o Dolcetto.

O Nebbiolo amadurece mais lentamente e é de qualidade mais alta, ocupando os cumes das íngremes encostas sul/leste, criando os especiais vinhos DOCG Barolo e Barbaresco. Nesta região, percebemos diretamente a influencia do mar no clima, já que o ar marítimo noturno estabiliza a acidez, senão ficaria no verão quente e úmido.

Para conhecer essa região, nada melhor que começar por um ícone como o Barolo da Scuderia Itália como indicação.

Quando provarem, nos contem o que acharam!

Postagens Recentes