Terroir que amamos! – Brasil e a Serra do Sudoeste

Hoje é o dia dela, a Serra do Sudeste! Uma pequena região vinícola no sul do Brasil , localizada perto da fronteira com o Uruguai , no extremo leste da região vinícola mais ao sul do Brasil, a Campanha . Como o próprio nome indica, a área é um planalto subtropical (serra) no sudeste do estado do Rio Grande do Sul e também região vinícola do sul do Brasil. Fundada na década de 1980, a região vinícola só começou a crescer realmente na década de 1990 e atualmente abriga uma serie de produtores.

A Serra do Sudeste faz fronteira com a Campanha a oeste e estende-se amplamente entre duas lagoas, da Lagoa dos Patos ao nordeste a Lagoa Mirim ao sul, na fronteira com o Uruguai.

As uvas “internacionais” predominam na região, com grandes plantações de Cabernet Sauvignon , Merlot e Tempranillo . Como em outros setores do Brasil, a Touriga Nacional de Portugal também é encontrada, assim como o Tannat. Para as variedades brancas a história é semelhante e também são encontradas Chardonnay , Sauvignon Blanc , Gewurztraminer  e Pinot Gris .

O clima subtropical é propício ao cultivo de uvas em locais onde a umidade (e as doenças criptogâmicas concomitantes, ou “podridão” e míldio) pode ser minimizada, muitas vezes através da elevação. No entanto, se bem protegidas dos efeitos indesejados da humidade, as castas de vinho tinto podem atingir a maturidade plena.

Por outro lado, os estilos de vinho que beneficiam de uma colheita mais precoce (como os vinhos espumantes) também podem ser bem sucedidos.

Aqui, as indicações são muitas, mas queremos que mergulhem em todas as experiências que possam vivenciar!

Após provar, nos contem o que acharam!

 

Postagens Recentes