Terroir que amamos! – Região do Vale de Colchagua

Dentro do nosso giro pelos terrois do mundo, passaremos pelo Vale do Colchagua.

Esta é uma região que circunda a cidade de Santa Cruz, no coração da Cordilheira da Costa, com amplas planícies vinculadas aos depósitos aluviais do rio Tinguiririca. Estas planícies são cercadas por uma antiga cordilheira vulcânica de mais de 85 milhões de anos. Um ponto muito importante é que os vinhedos que estão na região dos depósitos aluviais, principalmente nas partes centrais do vale, possuem solos profundos com sedimentos ricos em silte e argila. Quanto mais se aproximam da encosta da Cordilheira da costa, podemos perceber variações no tipo de solo e alguma influencia marinha, pela baixa altura da cordilheira, interferindo também na regulação da temperatura.

Quando Falamos de Colchagua, precisamos entender que falamos de um espaço amplo que abrange muitos estilos de vinho, como por exemplo Marchigüe, com solo granítico, onde os Cabernet e os Syrah se deram muito bem, com taninos firmes e marcantes. Temos também Lolol com clima mais quente produzindo tintos frutados e mais leve, assim como Paredones, com forte influencia da brisa do mar, trazendo frescor ao Sauvignon Blanc e fruta ao Pinot Noir. Além de Puquillay, Pumanque, Millahue dentre outros

Conhecendo um pouco mais do Colchagua, nossa indicação é conhecer as vinícolas Calcu, Luis Felipe Edwards, Maquis, Ravanal, Viu Manent e VIK.

Quando provarem, nos contem o que acharam!

Recent Posts