Uva Pinot Noir: tudo sobre uma das cepas mais elegantes do mundo

“Champagne para damas, Bordeaux para cavalheiros e Borgonha para reis.” (Provérbio  Francês)

É provável que você já tenha ouvido falar da uva Pinot Noir, ou pelo menos tenha visto os vinhos e espumantes provenientes dela nas prateleiras.

Sem dúvida, esta é uma cepa com características bastante peculiares. Isso também a torna uma das mais interessantes para aprender e degustar, pois além de compor vinhos, a Pinot Noir é uma das principais uvas na fabricação de champagnes e espumantes.

Quais são as principais características da uva Pinot Noir?

A uva Pinot Noir é uma das mais tradicionais da França, sendo considerada por muitos a mais elegante. É uma uva bastante sensível às alterações de clima e de solo, podendo apresentar grandes variações entre safras e terroirs (solos e microclimas) diferentes.

A Pinot Noir também é famosa pela casca fina, que contribui para sabores mais delicados e uma coloração vermelha menos intensa. Seus aromas mais comuns são amora, cereja, framboesa, especiarias, flores e ervas. Em idade mais avançada, também apresenta toques animais, couro e cogumelos secos.

De qualquer forma, não é fácil definir um sabor típico de Pinot Noir. Afinal, esta é uma cepa que depende bastante do terroir do qual foi cultivada.

Postagens Recomendadas